PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 25 de junho de 2013

Emater-DF

Maracujá é tema de encontro da Emater-DF

  Da Redação, com informações da Emater-DF
Maracujá é tema de encontro da Emater-DF Foto:Divulgação/Emater
Evento será amanhã na região do Pipiripau, em Planaltina, onde a produtividade da fruta é quatro vezes maior que a do Brasil

PLANALTINA (25/6/13) – A Emater-DF promoverá amanhã (26) o Encontro de Produtores de Maracujá, com o objetivo de profissionalizar o plantio nas regiões do Pipiripau e Taquara, ambas em Planaltina - onde a produtividade da fruta é quatro vezes maior que a média nacional.
“O uso de tecnologias, como polinização manual, espaçamento adensado, variedades adequadas a região e o cultivo em estufas (único no Brasil) são instrumentos que utilizamos para viabilizar essas melhorias”, explicou o extensionista da Emater-DF, Geraldo Gontijo, sobre a produtividade da região.
Ainda de acordo com a Emater, no Brasil, a produção de maracujá é de 11 toneladas por hectare, enquanto em Pipiripau chega a uma média de 40 toneladas por hectare.
Durante a 5ª edição do encontro, a organização pretende reunir no Pipiripau para participar da programação, elaborada de acordo com a demanda dos produtores locais, mais de 300 produtores de maracujá e pessoas que desejam iniciar na atividade.
Os temas das palestras deste ano incluem pesquisa de mercado e avaliação econômica do maracujá no Distrito Federal, aproveitamento integral da fruta e como ganhar dinheiro com o cultivo de maracujá.
O encontro contará também com a entrega do prêmio de Boas Práticas Agropecuárias, que avaliou 10 propriedades locais em 63 itens diferentes.
DADOS - Somente o Distrito Federal possui 180 hectares de área plantada da fruto e destes, 36% pertencem às regiões do Pipiripau e Taquara, são 40 produtores que cultivam maracujá, e geram renda anual de até R$ 80 mil por hectare.

(L.C/T.V)

Nenhum comentário: