PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 13 de junho de 2013

AGRICULTURA

DF adota medidas para evitar praga do feijão

  Da redação, com informações da Secretaria de Agricultura
DF adota medidas para evitar praga do feijãoFoto: Elza Fiúza/ABr
Agricultores devem plantar até o próximo sábado (15) para evitar prejuízos

BRASÍLIA (13/5/13) - Os produtores de feijão do DF ficarão proibidos de manter plantas vivas de feijão entre 15 de setembro e 20 de outubro para evitar a proliferação da mosca branca – praga que afeta a produção– e, por isso, devem planta o grão até o próximo sábado (15). 
"As plantações do DF e de estados vizinhos foram afetadas na última safra pelo vírus, e registramos perdas de mais de 50% da produção", explicou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.
A medida adotada pelo GDF pretende evitar a proliferação da praga, que reduz a quantidade de grãos no mercado e provoca a alta dos preços.
A orientação é que os agricultores plantem o feijão até o dia 15 de junho para que não haja prejuízos, e, durante o período do chamado "vazio sanitário", não poderá existir nenhuma planta viva do grão nas propriedades –as que existirem deverão ser destruídas. 
"O vazio é uma das práticas emergenciais benéficas, mas não vai resolver sozinha. A mosca branca não ataca só o feijão, mas várias outras culturas. Isso é importante, vai ter um impacto inicial, mas tem que ser acompanhado de outras boas práticas", destacou o chefe da Embrapa Cerrados, José Peres. 
O presidente da Câmara Setorial do Feijão do Ministério da Agricultura, Roberto Queiroga, destacou a rapidez da mobilização para resolver o problema.
"Foi uma resposta muito rápida, o que demonstra que o setor produtivo está bem organizado e nós contamos com os produtores para encaminhar essa solução dentro da lavoura", completou. 
O descumprimento da determinação acarretará multa ao produtor, interdição da propriedade e destruição do plantio.

Nenhum comentário: