PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Copa do Mundo de 1962

Exposição retrata final da Copa do Mundo de 1962

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
Exposição retrata final da Copa do Mundo de 1962Foto: Roberto Castro/GDF - 13/06/2013
Abertura da mostra reuniu jogadores importantes da conquista pelo título de bicampeão

BRASÍLIA (13/6/13)- Começou hoje e vai até o próximo dia 27 a exposição Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962–Chile, aberta em cerimônia no Teatro Nacional com presença de jogadores como Pepe, Zito e Amarildo, que fizeram parte da conquista do bicampeonato brasileiro no mundial.
"Essa exposição relembra um fato extraordinário para nosso país, uma vitória que marcou. Toda a população e os turistas que chegarem para a Copa das Confederações terão uma oportunidade única", destacou o governador Agnelo Queiroz, presente na abertura da mostra.
A exposição, que também traz textos e súmulas da partida, objetos da época, camisa de jogadores, conta com painéis de fotos que retratam grandes momentos do futebol brasileiro durante a final do mundial - contra a Tchecoslováquia - e tem como um de seus principais atrativos uma réplica da taça que o Brasil trouxe para casa na ocasião, a Jules Rimet.
Para o meio-campo Zito, a exposição é um resgate histórico: "É uma forma de rememorar coisas boas que aconteceram. Participar daquela Copa foi uma grande oportunidade, e hoje os jogadores querem sempre nos superar, mas ainda não conseguiram", brincou.
SELO- Durante a solenidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou dois selos com imagens da final da Copa de 62, que integram a Série Relações Diplomáticas e têm o objetivo de lembrar o aniversário da partida – dia 17 de junho.
Os selos, que mostram cenas da partida realizada no Estádio Nacional de Santiago - com dribles eternizados pelas duas seleções -, têm a bandeira dos países para simbolizar a harmonia nas áreas política, comercial, econômica e diplomática.
Os selos, com tiragem especial de apenas 360 mil unidades, devem, segundo a ECT, virar raridade e terão valor de R$2,75.
A solenidade de abertura da exposição Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962 – Chile contou também com a presença de jogadores Coutinho, Altair e Jair Marinho, além dos tchecoslováquios Stibrany, Masopust, Jelinek.
Veja também:
(M.D.)

Nenhum comentário: