PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 5 de junho de 2013

HMIB

UTI materna do HMIB será inaugurada amanhã

  Da Secretaria de Saúde
UTI materna do HMIB será inaugurada amanhãFoto: Pedro Ventura - 14/04/2013

Unidade conta com 10 leitos
exclusivos para gestantes de risco


BRASÍLIA (5/6/13) - A primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos exclusivos para gestantes com gravidez de risco e puérperas (mulheres no período pós-parto), da rede pública de Saúde do DF, será inaugurada amanhã, às 10.00, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).
"É uma das poucas UTIs exclusivas para mulheres no país e com certeza é a mais moderna", destacou o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.
Segundo o chefe da unidade, Elton Luiz Berça, a sala contará com equipamentos sofisticados como camas elétricas, ar condicionado central, novas instalações elétricas com sistema de segurança e monitores de última geração para avaliar o estado de saúde da paciente.
O local poderá atender pacientes que apresentaram a pré-eclâmpsia (pressão alta), síndromes hemorrágicas, além de outras doenças pré-existentes ou que se superpõem à gravidez, como cardiopatias, insuficiência cardíaca e cetoacidose diabética (falta de insulina).
A UTI Materna faz parte do Plano de Ação da Rede Cegonha do Distrito Federal, que estima a necessidade de 36 leitos de UTI para atender às gestantes de alto risco do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal e municípios do Entorno.
"Sabemos que ainda não é suficiente, mas é uma grande conquista. Estamos nos adequando ao perfil de hospital especializado - Materno-Infantil (HMIB)", relatou Berça.
Atualmente, o HMIB conta com 86 leitos de UTI divididos entre as especialidades UTI Neonatal, Pediátrica e Unidade de Cuidados Semi-intensivos, que atendem uma demanda de 600 partos por mês.
Com a nova UTI Materna, a unidade internará pacientes procedentes do próprio hospital e de toda a rede pública de Saúde do DF, em que o acesso será com regulação de internação hospitalar.
Serviço
Inauguração Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Local: Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB)
Horário: 10.00

Nenhum comentário: