PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESPORTE

Sucesso da 2ª Caminhada e Corrida com a Melhor Idade diminuir o tamanho da fonte Descrição: diminuir o tamanho da fonte

Mais de 100 pessoas participaram da competição em Sobradinho


Como parte das comemorações do Setembro Verde – mês dedicado a atividades socioambientais – a Administração Regional realizou uma competição esportiva para lá de especial: a 2ª Caminhada e Corrida com a Melhor Idade agitou a cidade e reuniu mais de 100 participantes com idade entre 50 e 80 anos.
A atividade, que acontece há dois anos na cidade, visa destacar a importância da prática desportiva, sobretudo na 3ª idade. “O objetivo é promover políticas que assegurem qualidade de vida aos idosos”, destacou o Administrador de Sobradinho, Márcio Guedes.
A competição aconteceu no domingo, 15/09, e o percurso foi de 5 KM. Os primeiros colocados receberam premiação, além de brindes oferecidos pelos patrocinadores. Os inscritos foram divididos em oito categorias, a partir de critérios como sexo e idade.
Além da competição, foi oferecida aula de alongamento aos participantes, verificação da pressão arterial e café da manhã comunitário.
                                             DESTAQUES

     1° lugar Masculino ‘’A’’ 50/59 anos- Arivaldo Pereira Sampaio
2° lugar Masculino ‘’A’’ 50/59 anos- Geraldo Felipe dos Santos
1° lugar Masculino ‘’B’’ 60/69 anos- Miltom Bento da Silva
2° lugar Masculino ‘’B’’ 60/69 anos- Antonio Sampaio Rocha
1° lugar Masculino ‘’C’’ 70/79 anos- Jaime Ferreira
2° lugar Masculino ‘’C’’ 70/79 anos – Antonio Adauto Nascimento

1° lugar Feminino ‘’A’’ 50/59 anos – Eliane Lucas
2° lugar Feminino ‘’A’’ 50/59 anos- Valdelice Galvão
1° lugar Feminino ‘’B’’ 60/69 anos- Lucia Alves Oliveira
2° lugar Feminino ‘’B’’ 60/69 anos- Lucia Santana Gomes
1° lugar Feminino ‘’C’’ 70/79 anos- Leonízia Pereira de Melo
2° lugar Feminino ‘’C’’ 70/79 anos– Hilda Brandão de Faria
1° lugar Feminino ‘’D’’ 80 anos acima- Aziza Parga Pereira

Alguns Registros









                          Copa Candanga de Futsal de Base 2013

SUB-08 GANHA O JOGO DE ESTRÉIA

                                                

Em jogo válido pela competição que envolve inúmeras equipes do DF e Entorno e, que teve inicio no Ginásio de Esportes de Sobradinho no domingo 29-09, a categoria Sub-08 do CEFAL/Corretora de Seguros BRB goleou o Santos pelo escore de 4X2.
   

DO CEFAL/CORRETORA DE SEGUROS BRB PARA O SANTOS-SP             



Bom de bola, porte físico excelente, habilidoso, determinado e dedicado nos treinamentos físicos, táticos, coletivos e individuais, o meio campista Marco Daniel começou aos 06 anos de idade na Escolinha de Futebol do Laerte, onde  conquistou inúmeros títulos no  DF, Entorno e em competições temporonas realizadas nos finais de ano e nos meses de julho por ocasião das férias escolares em diversos Estados Brasileiros, a exemplo de São Paulo, Paraná, Goiás e outros.
Atualmente, com 15 anos de idade, o atleta é integrante das fileiras de futebol  de base da respeitada e tradicional Agremiação Paulista, com um contrato amador por um período de 03 anos.
Para a Escolinha de Futebol do Laerte/Corretora de Seguros BRB que é a formadora do talento e para o Professor Gileno que foi o seu ultimo treinador naquela Escola, a realização do sonho do atleta, é o fruto do trabalho, da vontade e da abençoada qualidade do  meio campista que vai vencer no futebol.

Mãe do Atleta

 Dona Luzinete Alves

Num bate papo com a nossa Redação, ela disse que está muito orgulhosa, feliz e agradecida a Deus pelo sucesso do filho por alcançar este sonho de jogar em uma grande equipe do futebol brasileiro que já revelou talentos mundiais, a exemplo de Pelé, Neymar e outros. Quanto às dificuldades encontradas e o vazio deixado em casa com a mudança do filhão de apenas 15 anos de idade, a dona Luzinete comentou que a saudade é imensa, mas será passageira; mesmo porque, o grande acontecimento trouxe muita alegria e realização para o craque
Agradecendo a Deus pela vitória, a conquista do Marco e referendando o CEFAL/Corretora de Seguros BRB pela formação do jogador, a mãezona querida concluiu dizendo que a possível consagração do Marco Daniel poderá ocasionar a mudança de domicilio da família para o acompanhamento do filho.

 SOLENIDADE DE DISPENSA DO SERVIÇO MILITAR
                             

A Junta de Serviço Militar 239 da Região Administrativa de Sobradinho-DF sob a responsabilidade da Secretária Jaqueline Augusto de Assis,  realizou aos 27 dias  de setembro de 2013, a  Cerimônia  de Juramento à Bandeira com  a entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação  a 300 cidadãos  da classe de 95, dispensados do Serviço Militar.Compareceram a esta cerimônia o Sr  Gilberto Duarte  chefe de gabinete da Administração Regional de Sobradinho-DF.Tivemos a honra da presença da   Banda de música  do Corpo de Bombeiros  regida pelo Maestro Tenente Uriel , a qual abrilhantou o evento.
                                    
Alguns Registros
                     




VISITA ILUSTRE   


No ultimo dia 26, a cantora Anna Doni esteve na Administração Regional para rever amigos, fãs e admiradores. A nossa artista foi elegantemente recebida pelo Administrador Regional em exercício Carlos José do Nascimento.
A espetacular intérprete de música popular brasileira, forró e outros ritmos, está pronta e com um ótimo repertório para receber e atender ao seu convite na modalidade de free lancer para a apresentação de  grandes shows. Ligue para 81554627.

5ª Conferência das Cidades

Secretario Magela ressalta a importância de dialogar com as políticas públicas urbanas

Presente na 5ª Conferência das Cidades, o Secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, lembrou a importância de trabalhar as 800 propostas nos grupos. “Precisamos buscar um consenso para estas demandas que vieram das etapas locais, que foram realizadas nas 31 cidades do DF” declarou o secretário.  Magela ressaltou também a necessidade de dialogar com as políticas urbanas nacionais.  “Vamos condensar em trinta propostas, que serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência, sem perder a especificidade do Distrito Federal”, disse.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades está sendo realizada, neste fim de semana, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante a Conferência serão escolhidas 30 propostas que serão encaminhadas para a etapa Nacional e 41 delegados para a etapa nacional que ocorrerá em Brasília entre 20 e 24 de novembro.

5ª Conferência Distrital das Cidades

5ª Conferência Distrital das Cidades termina neste domingo com propostas de desenvolvimento urbano para o país e o DF

Termina neste domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 5ª  Conferência Distrital das Cidades. Das oito às seis da tarde, representantes das trinta e uma cidades do Distrito Federal, eleitos na etapa local da Conferência, vão consolidar 15 propostas de desenvolvimento urbano para o país e 15 para o Distrito Federal, além de apresentarem emendas ao texto base que o Ministério das Cidades encaminhou ao evento. Eles também elegerão  41 delegados que irão representar o DF na etapa nacional, promovida pelo Governo Federal em novembro.
O Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, a Codhab, Rafael Oliveira, acredita que em nível local a maioria das propostas será sobre a regularização de terras, um dos maiores problemas do DF. “O sentimento durante as 31 etapas locais é que a regularização, de interesse social, é um indicativo de como será a agenda deste último ano e meio da atual gestão do GDF” destacou o presidente da Codhab.
O secretario de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, assumiu o compromisso com a população do DF de que as demandas desta conferência serão prioridade para a SEDHAB e para o GDF.
As propostas discutidas nos grupos de trabalho da quinta Conferência Distrital abrangem quatro temas do texto base do Ministério das Cidades: a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e políticas que incentivem a função social de propriedades.

Além dos delegados para a 5ª Conferência Nacional das Cidades,  serão eleitos também  oito representantes (quatro titulares e quatro suplentes) para o Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social do DF, Fundhis, e dois representantes para o Conselho de Administração da Codhab.

Codeplan

Economia do DF cresce 1,7% no segundo trimestre de 2013

  Da Redação, com informações da Codeplan
Economia do DF cresce 1,7% no segundo trimestre de 2013Foto: Pedro Ventura
No período, indústria local cresceu 3,9% enquanto nacional chegou a apenas 2,8%

Dados do Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon), divulgados hoje pela Codeplan, revelam que a economia local cresceu 1,7% no segundo trimestre de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o setor de serviços.

"(É) surpreendente que, apesar do fraco resultado do setor público (0,4)%, os demais setores cresceram acima de 3%", destacou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, ao lembrar que, apesar do crescimento tímido, o peso do setor público sobre a economia é de 56%.

Segundo a pesquisa, embora o crescimento de abril a junho tenha sido inferior ao do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que ficou em 3,3%, os dados divulgados hoje são superiores aos registrados no primeiro trimestre, quando o Idecom foi de 0,9%.

Os índices revelam, ainda, crescimento de 3,9% da indústria local, enquanto a nacional chegou a apenas 2,8%.

Já a indústria da construção civil no DF apresentou alta de 3,4% no trimestre recuperando superando a desaceleração do ano passado. Isso foi possível graças ao programa "Minha Casa, Minha Vida" e também pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como o Expresso DF.

A indústria de transformação, por sua vez, mostrou força com alta de 6,4%, puxada pela indústria de alimentos, bebidas, cimento e farmacêutica com os 4,3% de crescimento da medição anterior.

No semestre, o resultado do Idecon foi de 1,3%, inferior aos 2,7% observados no mesmo período de 2012.

Mas para Miragaya, o segundo semestre deve ter números melhores, já que nos primeiros meses do ano o governo tende a restringir gastos para cumprir as metas do superávit primário e assim aumentar suas despesas na segunda parte do ano.

(F.M/J.S)
  • Click to enlarge image PDR_6710.JPG
  • Click to enlarge image PDR_6728.JPG
  • Click to enlarge image PDR_6756.JPG
  • Click to enlarge image PDR_6764.JPG
  • Click to enlarge image PDR_6772.JPG

Secretaria de Saúde

Saúde zera fila de espera por quimioterapia e radioterapia

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Saúde zera fila de espera por quimioterapia e radioterapiaFoto: Divulgação
Levantamento da secretaria aponta que pacientes com câncer são atendidos em, no máximo, 10 dias

As filas de espera por quimioterapia e radioterapia na rede pública do DF estão zeradas, de acordo com a Secretaria de Saúde, que destaca que os pacientes em tratamento contra o câncer são atendidos em até 10 dias a partir do pedido de consulta pelo Sistema de Regulação.

"Esse era um grande gargalo que herdamos de outras gestões e que precisava ser revolvido", ressaltou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Segundo ele, o investimento da pasta na compra de medicamentos melhora o atendimento desses casos.

Na rede pública, cerca de 5 mil pacientes são submetidos, por ano, a tratamento contra câncer e três hospitais prestam esse tipo de assistência: o Hospital de Base, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital da Criança.

Os tipos mais predominantes da doença são: câncer de mama, próstata, cólon e reto.

A Secretaria de Saúde também possui programas para diagnóstico e tratamento da doença, como o programa de detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, o programa antitabaco e programa de "Cuidados Paliativos".

OUTRAS FILAS- A fila de espera por mamografias é outra que está zerada desde maio, um contraste com a situação registrada no ano passado, quando mais de 2 mil mulheres aguardavam pelo exame.

A procura por tomografias também apresentou queda significativa, segundo balanço da secretaria, e está perto de ser a próxima fila zerada: hoje 576 pacientes aguardam pelo exame, enquanto em novembro do ano passado havia 3.059 pacientes à espera do procedimento.

(H.O/J.S
)

Secretaria de Segurança Pública

DF registra menor índice mensal de homicídios do ano

  Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública
DF registra menor índice mensal de homicídios do anoFoto: Pedro Ventura/Arquivo
Foram 43 ocorrências em setembro contra 68 no mesmo período em 2012, uma redução de 36,7%

Setembro teve o menor índice mensal de homicídios no ano, com 43 mortes violentas registradas – uma redução de 36,7% em comparação às 64 ocorrências no mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Segurança Pública do DF.

"Tarefa mais difícil do que reduzir os crimes que atentam contra vida é manter os índices em queda. Com o programa 'Ação Pela Vida', que prega a integração entre as forças de Segurança, estamos vencendo a criminalidade", destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Também foi registrada uma queda nos homicídios ocorridos nos primeiros nove meses deste ano: foram 493 mortes violentas contra 590 no mesmo período do ano passado, uma queda de 16,4%.

"Conseguimos aumentar ainda mais a margem de redução nos casos de homicídios e com isso foram 97 assassinatos a menos este ano, em relação ao ano passado", ressaltou Avelar.

O secretário de Segurança destacou, ainda, que a partir deste balanço de mortes violentas, o DF sustenta uma média diária de 1,4 homicídios, percentual inferior à média histórica dos últimos 10 anos, que aponta dois assassinatos por dia.

Além disso, os crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) também apresentaram redução significativa entre janeiro e setembro, com redução de 47%, com 34 casos, em 2012, para 18 neste ano.

(L.C/J.S)

Secretaria da Mulher

"Outubro Rosa" alerta para prevenção contra câncer de mama

  Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher
"Outubro Rosa" alerta para prevenção contra câncer de mamaFoto: Mary Leal / Arquivo
Pelo terceiro ano DF adere à campanha mundial e realiza, durante o mês inteiro, ações de conscientização sobre como prevenir a doença

A edição de Brasília da campanha internacional "Outubro Rosa", que promove a conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama, começa amanhã (1°), com uma programação extensa de atividades ao longo do mês. Confira os eventos na tabela abaixo.

“Além de realizar diversas ações paralelas, como atendimentos especializados a saúde integral da mulher, iluminamos os principais pontos turísticos do DF - como Palácio do Buriti e Secretaria de Políticas para as Mulheres - para conscientizar não só as mulheres, mas também os homens para a importância da prevenção contra o câncer de mama”, explicou a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.

A abertura da campanha acontecerá no dia 1º de outubro, às 18h30, no saguão principal do Senado Federal, com o lançamento da exposição fotográfica “Recomeço” e as apresentações do grupo de mulheres percussionistas “Batalá” e do Coral da Câmara.

Na sequência, acontece o acendimento das luzes cor-de-rosa que iluminarão o Congresso Nacional e demais pontos turísticos durante todo o mês.

Haverá atendimento especial da Carreta da Mulher na Rodoviária do Plano Piloto, exposição fotográfica na Câmara Legislativa do DF, doação de procedimentos de pigmentação da aréola, apresentações musicais e teatrais, desfile de mulheres mastectomizadas e caminhada e corrida contra o câncer de mama.

No DF, o "Outubro Rosa" é uma realização das secretarias da Mulher, de Saúde, de Cultura, de Esporte e de Publicidade Institucional; da Coordenadoria das Cidades; da Companhia Energética de Brasília (CEB), e demais autoridades.

PREVENÇÃO – O GDF possui três Unidades Móveis de Atendimento a Mulher, conhecidas como “Carreta da Mulher”, que se tornaram mais uma iniciativa do governo para contribuir na prevenção de doenças.

Desde março de 2012, as três unidades realizaram mais de 83 mil exames. A ideia é levar os principais exames preventivos até as mulheres que mais necessitam dos serviços públicos de saúde.

As mamografias realizadas na rede de saúde do DF - entre mulheres de 50 a 69 anos - aumentaram 70% de janeiro a maio de 2013 comparado ao mesmo período de 2012, e um dos responsáveis por esse resultado é a Carreta da Mulher.

As mulheres do DF também podem realizar o exame em mais sete hospitais da rede de saúde do GDF- Hospital Materno-Infantil de Brasília, Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital de Taguatinga, Hospital de Sobradinho, Hospital Universitário de Brasília e Central de Radiologia de Taguatinga. A marcação de exames de mamografia é feita por meio dos Centros de Saúde da rede, que remanejam as vagas para os hospitais.

Além da estrutura para a prevenção do câncer de mama, na rede pública de saúde, as mulheres do Distrito Federal agora têm direito a fazer a cirurgia para retirada de tumor e reconstrução da mama, imediatamente, no mesmo procedimento.

A Lei nº 4.761/2012, publicada em fevereiro, garante o procedimento a todas que sofreram mutilação parcial ou total da mama, decorrente da utilização de técnicas aplicadas no tratamento do câncer de mama.

CÂNCER DE MAMA - O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

CALENDÁRIO OUTUBRO ROSA 2013

O que
Quando
Onde
Horário
Lançamento da exposição fotográfica “Recomeço”
De 1º a 4 de outubro
Saguão principal do Senado Federal
18h
Cerimônia de acendimento das luzes rosa do Congresso Nacional
1º de outubro
Saguão principal do Senado Federal
18h30
Carreta da Mulher (atendimento prioritário para as mulheres na faixa de risco: 50 a 59 anos)
De 30 de setembro a 11 de outubro
Rodoviária do Plano Piloto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Doação, feita pela clínica Duohous, às mulheres mastectomizadas selecionadas pela SES-DF
21 de outubro
Rodoviária do Plano Piloto
10h
Semana cultural na Rodoviária do Plano Piloto (apresentações de música e teatro e poesia)
De 21 a 25 de outubro
Rodoviária do Plano Piloto
Durante todo o dia
Caminhada e Corrida Contra o Câncer de Mama
27 de outubro
Eixão do Lazer, com concentração em frente ao Banco Central
9h
Desfile de mulheres mastectomizadas
30 de setembro
Rodoviária do Plano Piloto
A definir

(L.C/B.F/T.V)