PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde

Novo equipamento do Hospital de Base detecta hemorragia em 3 minutos

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Novo equipamento do Hospital de Base detecta hemorragia em 3 minutosFoto: Divulgação
Aparelho atende aproximadamente 10 pacientes por dia e ajuda no rápido diagnóstico

 Pacientes vítimas de traumas e com suspeitas de hemorragias contam, no Hospital de Base, com um novo aparelho de ultrassom que verifica em até três minutos a existência de sangramentos internos no abdômen, tórax e a integridade dos vasos sanguíneos.

"Em casos mais graves, não há tempo para levar o paciente para fazer exame no tomógrafo. O aparelho auxilia no diagnóstico, se há presença de sangramento intra-abdominal. É também um recurso rápido, eficaz, inócuo, não tem radiação, nem é preciso fazer incisão", explicou o coordenador do Serviço de Trauma, Rodrigo Caselli.

O aparelho, Fast-Estendido, que é portátil, atende todos os dias uma média de 10 pacientes politraumatizados e auxilia para que o socorro e diagnóstico sejam feitos da forma mais rápida possível, procedimento que, segundo Caselli, aumenta a chance de salvar vidas.

Segundo levantamentos da Secretaria de Saúde, a principal causa de morte em Brasília, para pessoas com idade inferior a 40 anos, está relacionada ao trauma, que é responsável, também, por um terço das internações em unidades de terapia intensiva.

(F.M./M.D.)

Nenhum comentário: