PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde

Vigilância Ambiental vacina mais de 40 mil cães e gatos contra raiva

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Vigilância Ambiental vacina mais de 40 mil cães e gatos contra raiva  Foto: Mariana Raphael - 04/09/2013
Campanha continua nos dias 21 e 28 de setembro

A campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos no DF fechou o primeiro dia, da etapa urbana, com 40.312 animais atendidos, de acordo com balanço divulgado, hoje, pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, responsável pela ação que se repetirá nos dias 21 e 28 de setembro.

“O objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura vacinal para complementar o trabalho da rotina”, afirma a médica veterinária Cleide Santana, chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos.

Durante todo o sábado, foram atendidos cães e gatos nas cidades de Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Candangolândia, Cruzeiro, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sudoeste, Varjão, e Vicente Pires.

Segundo a veterinária, esta é a 36º edição da campanha e desde 2001 o Distrito Federal não registra casos de raiva canina e felina. “Em 2013, tivemos dois casos confirmados, um de bovino e outro de morcego. A única e última vez em que tivemos um caso humano foi em 1979”, relata.

No próximo sábado (21) será a vez dos moradores de Ceilândia, Estrutural, Gama, Parkway, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II; em 28 de setembro, recebem a campanha Guará, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga e Fercal protegerem seus animais.

CAMPANHA - A ação começou em agosto na área rural e é promovida pela Vigilância Ambiental. A meta é vacinar 270 mil cães e gatos.

A campanha antirrábica é realizada anualmente, sempre nos meses de agosto e setembro. Em 2012, foram vacinados 222.266 animais - 198.097 cães e 24.169 gatos. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos, os cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade e os animais vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias.

(Confira aqui todos os pontos de atendimento).

CRONOGRAMA

21/9/2013 – Ceilândia, Estrutural, Gama, Parkway, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.

28/9/2013 – Guará, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga e Fercal.

(B.F/T.V)

Nenhum comentário: