PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

5ª Conferência Distrital das Cidades

5ª Conferência Distrital das Cidades termina neste domingo com propostas de desenvolvimento urbano para o país e o DF

Termina neste domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 5ª  Conferência Distrital das Cidades. Das oito às seis da tarde, representantes das trinta e uma cidades do Distrito Federal, eleitos na etapa local da Conferência, vão consolidar 15 propostas de desenvolvimento urbano para o país e 15 para o Distrito Federal, além de apresentarem emendas ao texto base que o Ministério das Cidades encaminhou ao evento. Eles também elegerão  41 delegados que irão representar o DF na etapa nacional, promovida pelo Governo Federal em novembro.
O Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, a Codhab, Rafael Oliveira, acredita que em nível local a maioria das propostas será sobre a regularização de terras, um dos maiores problemas do DF. “O sentimento durante as 31 etapas locais é que a regularização, de interesse social, é um indicativo de como será a agenda deste último ano e meio da atual gestão do GDF” destacou o presidente da Codhab.
O secretario de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, assumiu o compromisso com a população do DF de que as demandas desta conferência serão prioridade para a SEDHAB e para o GDF.
As propostas discutidas nos grupos de trabalho da quinta Conferência Distrital abrangem quatro temas do texto base do Ministério das Cidades: a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e políticas que incentivem a função social de propriedades.

Além dos delegados para a 5ª Conferência Nacional das Cidades,  serão eleitos também  oito representantes (quatro titulares e quatro suplentes) para o Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social do DF, Fundhis, e dois representantes para o Conselho de Administração da Codhab.

Nenhum comentário: