PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde

Centro de Saúde em Samambaia reativa tratamento antitabagismo

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Centro de Saúde em Samambaia reativa tratamento antitabagismoFoto: Pedro Ventura / Arquivo
Unidade localizada na quadra 408 oferece 20 vagas, pacientes são atendidos semanalmente em reuniões

Os moradores de Samambaia que desejam parar de fumar contam agora com apoio e tratamento do grupo de tabagismo do Centro de Saúde n° 1, localizado na quadra 408, que recentemente foi reativado pela Secretaria de Saúde.

"É muito importante esse apoio, principalmente na conscientização de quanto o cigarro pode fazer mal e quais os benefícios em deixar essa droga de lado", afirmou hoje a técnica de enfermagem do grupo, Silvia Barretos de Moraes.

O grupo, que estava parado há quase um ano, voltou a funcionar em 12 de setembro, na sala de reunião da unidade, com oferta de 20 vagas. Os encontros são realizados às quintas-feiras, a partir das 13h.

A equipe é formada por dois médicos, técnico de enfermagem, agente de saúde e um farmacêutico.

Além dessa unidade, o "Programa de Combate ao Fumo" também funciona no Centro de Saúde n° 2 e, em breve, será colocado em prática em outras unidades que têm profissionais capacitados.

BENEFÍCIOS – Durante as reuniões, o paciente passa por uma avaliação para identificar o grau de dependência em relação ao cigarro e para traçar um plano terapêutico individual.

O tratamento é realizado durante as sessões em grupo, nas quais se trabalha o cognitivo-comportamental, com prescrição de medicação ou não, conforme a indicação de cada paciente.

No caso da medicação, a finalidade é reduzir os sintomas de abstinência à nicotina e os métodos prescritos são adesivos, gomas de mascar, pastilhas e, conforme a indicação, o cloridrato de bupropiona, um antidepressivo para auxiliar nesse processo.

"De acordo com as condições fisiológicas de cada usuário, será ou não disponibilizada a medicação para o tratamento", reforçou o gerente do Centro de Saúde n°1 de Samambaia, Adriceser Ávila.

O paciente é acompanhado por quatro semanas e, após esse período, continuará a receber orientações e o apoio do grupo, inclusive psicológico, para que não haja recaídas quando estiverem sem a medicação.

(L.C/J.S)

Nenhum comentário: