PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde

Samu recebe 10 milhões de ligações em oito anos

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Samu recebe 10 milhões de ligações em oito anosFoto: Hmenon Oliveira - 20/03/2013
Número de trotes no período também caiu de 67% para 16%

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal, em oito anos de funcionamento, recebeu mais de 10 milhões de ligações pelo 192, e, ao mesmo tempo, o número de trotes caiu de 67% para 16% no período.

O SAMU funciona 24 horas por dia e tem uma frota de 39 ambulâncias compostas de 30 unidades básicas, oito avançadas, uma bariátrica para transporte de pacientes obesos (acima de 150kg).

Entre os atendimentos realizados, 60% são casos clínicos: convulsões, problemas cardíacos, crise hipertensiva, desmaios. Os demais são traumas, casos obstétricos e psiquiátricos.
 
"Cerca de 40% dos atendimentos do Samu são resolvidos no local, ou seja, o paciente não precisa ser deslocado para o hospital", ressaltou o coordenador-geral do Samu, Rodrigo Caselli.
 
A solicitação de uma emergência é feita por um médico regulador (Telemedicina), que fará a avaliação da solicitação de socorro e, se necessário, encaminhará a ambulância ao local para atendimento.

EQUIPE - Cerca de mil profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, técnicos administrativos, psicólogo e assistente social fazem parte da equipe.

Uma ambulância de unidade básica é composta de dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista para situação de emergência leve ou moderada.

Para casos graves como derrame, parada cardíaca ou acidente de trânsito são disponibilizadas as ambulâncias de unidade avançada, que contam com a intervenção do médico.

O Samu conta, ainda, com 18 motolâncias que trabalham em duplas prestando os primeiros -socorros até a chegada da ambulância.

REFERÊNCIA - O serviço de motolância, bikelância e o projeto "Samuzinho" são referências de modelo de assistência em atendimento pré-hospitalar no país.

Criado em 2008, o "Samuzinho" faz a divulgação dos serviços prestados nas escolas do DF.

As quatro bikelâncias atuam no parque da cidade de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e nos finais de semana e feriados das 7h às 22, também no zoológico.

O SAMU conta, também, com dois helicópteros para transporte de pacientes em situação de urgência.
(I.F/J.S)

Nenhum comentário: