PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde

Centro de Saúde oferece terapia comunitária

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Centro de Saúde oferece terapia comunitáriaFoto:Brito
Sessões ocorrem todas as terças-feiras, no Paranoá, e participantes se reúnem em rodas de conversa

O Centro de Saúde nº 1 do Paranoá oferece à comunidade às terças-feiras, às 8h e às 15h, sessões de Terapia Comunitária Integrativa, nas quais os participantes são acolhidos por profissionais e se juntam a rodas de conversa com as famílias da comunidade.
 
"As famílias participantes do grupo da manhã geralmente são indicadas pelas escolas, que identificam alguma dificuldade nas crianças. Já no grupo da tarde, o público é mais homogêneo", explicou a terapeuta comunitária Telma Espanholo, ao lembrar que a comunidade pode participar livremente dos dois sem a indicação.
 
O objetivo é favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenir e combater as situações de exclusão dos indivíduos e das famílias.
 
Os grupos são orientados por quatro profissionais: duas terapeutas e dois voluntários. Outros profissionais participam esporadicamente das reuniões.
 
A Terapia Comunitária Integrativa é uma "abordagem centrada na saúde e não na doença, nas possibilidades e não nas dificuldades", com as competências de cada pessoa e do sistema analisadas como alavancas para a mudança na qualidade de vida.
 
(L.C./M.M.)

Nenhum comentário: