PESQUISA NO BLOG

domingo, 29 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde

HRAN recebe especialista que é referência em cirurgia de redução de estômago

  Da Secretaria de Saúde
HRAN recebe especialista que é referência em cirurgia de redução de estômagoFoto:Mary Leal-Arquivo
Médico realizará uma operação demonstrativa na unidade, para profissionais da Secretaria de Saúde e da iniciativa privada


O HRAN receberá amanhã (30) o médico canadense Michel Gagner, que é referência em cirurgia bariátrica (redução de estômago), para realizar uma operação demonstrativa aos profissionais da área bariátrica da Secretaria de Saúde e da iniciativa privada, às 13h, seguida de uma palestra.

A técnica utilizada pelo especialista, mais conhecida como Sleeve, é diferente das outras cinco atualmente conhecidas no mundo. Nela, o estômago do paciente obeso é grampeado em forma de um tubo, que vai do esôfago até o duodeno, o que reduz o tamanho do estômago em até 80%.

A diferença entre o Sleeve e as demais técnicas é que, nessa nova, não há necessidade de suplementação vitamínica no pós-operatório a longo prazo, e por manter o trato intestinal inalterado, continuará possível realizar futuros procedimentos endoscópicos no paciente.

A Unidade de Cirurgia Bariátrica do HRAN selecionará o paciente que será operado pelos Drs. Rafael Galvão e Renato Lima, do hospital, juntamente com o médico canadense. Entre as opções, estão cinco pessoas com obesidade mórbida com indicação cirúrgica.

O procedimento será realizado na sala inteligente, que fica no Centro Cirúrgico do HRAN. A ideia é que todos os profissionais convidados possam assistir, ao vivo, a aplicação da técnica. A sala conta com o aparelho Noboom, que mostra, em alta resolução, a operação em tempo real.

(L.C/T.V)

Nenhum comentário: