PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Assistência Social

Atendimento na Assistência Social é ampliado no DF

  Leandro Cipriano, da Agência Brasília
Atendimento na Assistência Social é ampliado no DFFoto: Dênio Simões/GDF
Governador Agnelo Queiroz assinou dois decretos, que determinam aumentar a alimentação destinada a creches e comunidades terapêuticas, além de prever recursos para situações de calamidade e vulnerabilidade social

A "X Conferência de Assistência Social do DF" começou ontem (17) no Centro Universitário IESB, com o objetivo de avaliar e consolidar os trabalhos do GDF no setor. Na ocasião, o governador Agnelo Queiroz, que participou da abertura do evento, assinou dois decretos que ampliam o atendimento à população no âmbito dos programas sociais.
O primeiro prevê aumentar a quantidade de alimentos enviados às creches - que inclui pães, leite e derivados -, além de passar a mandar também às comunidades terapêuticas. O segundo decreto consolidará, a partir de novembro, recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) para situações de calamidade pública e vulnerabilidade social.
"Esses são mais dois avanços no Distrito Federal na área social, para ampliar a alimentação nas comunidades terapêuticas, além de prever em lei a Assistência Social em caso de calamidades e instituir beneficio excepcional para pessoas em desabrigo temporário", explicou o secretário da Sedest, Daniel Seidel.
"O DF tem sido exemplo e inspirado várias ações para fortalecer a área social no Brasil, como a criação do Cadastro Único e a construção dos centros POP (Especializado para a População em Situação de Rua)", elogiou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, palestrante no evento.
Entre outras ações na área, também é possível destacar: a queda na desigualdade no DF, que passou de local no país com o maior índice para o penúltimo nas pesquisas entre 2011-2012; 240 mil famílias foram inscritas no Cadastro Único para programas sociais; e reajuste salarial de 30% para os servidores da carreira pública de Assistência Social.
OPORTUNIDADE – A conferência é a oportunidade para debater com a sociedade civil, até o dia 20 de outubro, as políticas de Assistência Social desenvolvidas no DF, com a participação de representantes de órgãos do governo local e federal.
"Esse é o momento para refletir, avaliar e aperfeiçoar as ações sociais do governo, tudo com a participação popular. É assim que se fazem políticas públicas, ouvindo a sociedade, para avançarmos nas áreas que estão mais necessitadas", destacou Agnelo Queiroz na abertura do evento.
Realizada pela Sedest e o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF), o evento foi precedido por 15 conferências regionais, que elegeram 451 delegados para representar a sociedade civil e o governo nos debates.
A presidente do CAS-DF, Edijanes Araújo é ex-moradora de uma invasão irregular e beneficiária do Bolsa Família. Contudo, por ter consigo um emprego de carteira assinada, devido as oportunidades que teve com as políticas sociais oferecidas pelo governo, entregou seu cartão do programa ao secretário Daniel Seidel.
"Uma das coisas mais importantes que temos é nossa dignidade. Não queremos esmolas, mas uma oportunidade para mostrar nosso valor, por isso esse espaço é importante: para lutarmos pelos nossos direitos", disse Edijanes.
Como autoridade do controle social e da participação popular, Edijanes abre e coordena a Conferência de Assistência Social do DF.
SERVIÇO
 
X Conferência de Assistência Social do Distrito Federal
Data: De 17 a 20 de outubro de 2013
Local: Centro Universitário IESB, Campus Sul, Edson Macedo, Av. L2 613 Sul
Tema: "A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)"
(L.C/T.V)
  • Click to enlarge image conferencia1.jpg
  • Click to enlarge image conferencia2.jpg
  • Click to enlarge image conferencia3.jpg
  • Click to enlarge image conferencia4.jpg
  • Click to enlarge image conferencia5.jpg
  • Click to enlarge image conferencia6.jpg
  • Click to enlarge image conferencia7.jpg

Nenhum comentário: