PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Polícia Militar

PM amplia programa de combate à violência doméstica

  Da Redação, com informações da Polícia Militar
PM amplia programa de combate à violência domésticaFoto: Mariana Raphael - 07/10/2013
Ação desenvolvida em duas cidades chega a mais 11 regiões, com militares treinados para identificar e prevenir agressões a mulheres e idosos

Para reforçar o combate à violência doméstica, a Polícia Militar ampliou hoje, de duas para 13, as regiões do DF atendidas pelo programa de "Educação para Cidadania e Segurança" (Educs), que treina militares do policiamento comunitário para identificar e coibir agressões no ambiente doméstico.

"Como quase 100% desses casos ocorrem dentro dos lares, temos que fazer um trabalho de aproximação entre policial e comunidade e tentar identificar as agressões sofridas por mulheres que, por medo, preferem não denunciar", explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jooziel de Melo Freire.

Nesta segunda-feira (7), 39 militares que passaram pela capacitação para ingressar no programa se formaram e, dentro de um mês, começarão a atuar nas Asas Sul e Norte, Taguatinga, Guará, Gama, Samambaia, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Recanto das Emas e Santa Maria.

Durante a formatura, realizada no auditório Parlamundi, na Legião da Boa Vontade (LBV), com a presença do comandante-geral da PM e da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, paraninfa da turma, foi assinada uma portaria que regulamenta o programa em outras cidades do DF.

Nascido em Ceilândia, em 1992, o Educs surgiu como programa de alfabetização para adultos, mas a proximidade com a comunidade permitiu que muitos problemas familiares e casos de violência doméstica chegassem ao conhecimento dos militares.

Após reformulação, o programa passou a atuar no combate à violência doméstica contra mulheres e idosos, ao abuso sexual de crianças e adolescentes e a fornecer ajuda e orientação a famílias que enfrentam algum tipo de problemas com drogas.

No ano passado a ideia foi replicada em Sobradinho e, atualmente, cerca de 3 mil pessoas são atendidas nas duas regiões.

(H.O/J.S)
  • Click to enlarge image Fotos_Mariana_Raphael_1.jpg
  • Click to enlarge image Fotos_Mariana_Raphael_2.jpg
  • Click to enlarge image Fotos_Mariana_Raphael_3.jpg
  • Click to enlarge image Fotos_Mariana_Raphael_4.jpg
  • Click to enlarge image Fotos_Mariana_Raphael_5.jpg

Nenhum comentário: