PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Secretaria de Cultura

Corpo de Bombeiros prorroga prazo para reforma do Teatro Nacional

  Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura
Corpo de Bombeiros prorroga prazo para reforma do Teatro NacionalFoto: Raisa Lopes /Secretaria de Cultura
Secretaria de Cultura concluirá, até dezembro, projeto de adequação do monumento às regras de acessibilidade e combate a incêndi

O Corpo de Bombeiros prorrogou para 23 de dezembro o prazo para a Secretaria de Cultura apresentar o plano de reforma do Teatro Nacional e, segundo a pasta, a primeira versão do projeto básico já foi entregue para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O prazo expirava no último sábado (19), mas agora as atividades do espaço estão mantidas normalmente até o fim do ano, como explicou o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura, José Delvinei.

"Essa prorrogação é algo natural, já que nosso contrato para o projeto de reforma do Teatro Nacional deve ser concluído no fim do ano. Os problemas encontrados na estrutura da casa serão sanados com o restauro total do Teatro Nacional Cláudio Santoro)", enfatizou.

A programação de eventos do teatro segue normalmente e, na próxima semana, haverá concerto de gala da Orquestra Sinfônica sob regência do maestro convidado Osvaldo Colarusso.

O espetáculo será às 20h, na sala Villa-Lobos, e a entrada é franca, obedecendo a ordem de chegada do público. A apresentação dará continuidade ao Festival "500 anos de Música Alemã", como parte da "Temporada da Alemanha no Brasil, 2013 – 2014".

ADEQUAÇÕES- A última reforma do Teatro Nacional foi em 1998, anterior à Lei de Acessibilidade sancionada em 2004, com normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.

Para adequar o espaço ao dispositivo, às regras de segurança contra incêndio e, assim, conseguir o "habite-se", um grupo de trabalho foi criado pela secretaria de Cultura, com participação do Corpo de Bombeiros, Agência de Fiscalização (Agefis), Administração de Brasília, Secretaria de Habitação e Iphan.

Como resultado do trabalho desse grupo, a empresa Acunha Solé Engenharia Ltda foi contratada em agosto, por licitação, para planejar a reforma, um investimento que está orçado em R$ 3,22 milhões com expctativa de início das obras para 2014.
(H.O/J.S)


Nenhum comentário: