PESQUISA NO BLOG

domingo, 20 de outubro de 2013

Transporte Público

GDF atinge marca de 500 novos ônibus entregues

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
GDF atinge marca de 500 novos ônibus entreguesFoto:Dênio Simões/GDF
 Duas regiões administrativas recebem hoje 181 coletivos que entrarão em operação amanhã (20) e segunda-feira (21)

O Distrito Federal atingiu hoje a marca de renovação de 500 ônibus do transporte público, com a entrega de 87 veículos em Planaltina, que operarão em 25 linhas a partir de amanhã (20) nas regiões do Vale do Amanhecer e Arapoanga.

Este quantitativo, aproximadamente 20% da frota do DF, é composto também por 94 coletivos que serão entregues ainda hoje em Santa Maria.

"Todos sabem como foi difícil enfrentar essa luta para colocar novos ônibus e tirar de circulação esses que quebram frequentemente e faz a nossa população sofrer e ser humilhada. Hoje estamos interrompendo, definitivamente, a operação da antiga empresa, e queremos, até dezembro, substituir o último ônibus velho que estiver rodando no DF", frisou o governador Agnelo Queiroz.

Os novos ônibus disponibilizados hoje à população de Planaltina fazem parte da Bacia 1, operada pela Viação Piracicabana, empresa que atuará em substituição à frota do Grupo Amaral.

Os veículos que passarão a operar nessa região administrativa são da cor vermelha e, até o final do ano conforme planejamento do GDF, deverão somar uma frota de 467 coletivos que beneficiará, além dos planaltinenses, os moradores de Sobradinho I, Sobradinho II, Fercal, Varjão, Lago Norte, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal.

Com a chegada dos novos ônibus, as linhas, horários e itinerários não sofrerão alterações e os passageiros poderão utilizar a integração, serviço que permite, com o pagamento de apenas uma passagem, a realização de três viagens em até duas horas nos novos veículos, metrô e carros da TCB.

Para o vice governador do DF, Tadeu Filippelli, a entrega dos novos veículos representa "mais um passo rumo ao respeito dos cidadãos do Distrito Federal". Ele destacou que esse procedimento é apenas umas das várias etapas para a melhoria, em definitivo, do transporte público local.

"A substituição desses 87 ônibus é o primeiro passo para as melhorias que queremos fazer no DF. Estamos começando uma verdadeira revolução e não é possível fazer as mudanças do sistema sem a troca de ônibus", acrescentou Filippelli.

MELHORIA - Durante a solenidade de entrega dos novos veículos, o governador anunciou o início das obras da segunda etapa do programa "Asfalto Novo", que pavimentará 130km das principais avenidas de Planaltina.

Ao todo, serão investidos R$ 19 milhões e as obras começam imediatamente, por determinação do chefe do Executivo local.

Conforme planejamento do GDF, uma terceira etapa do programa, a ser iniciada em 2014, contemplará as demais vias da cidade. A intenção do governo é fazer um novo asfaltamento em 50% da malha viária da capital do país até o final do próximo ano.

(F.M/J.S)

LEIA MAIS:

Nenhum comentário: