PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Núcleo Bandeirante - Analfabetismo

Taxa de analfabetismo no Núcleo Bandeirante é uma das menores do DF

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
Taxa de analfabetismo no Núcleo Bandeirante é uma das menores do DFFoto: Pedro Ventura
Região se destaca em escolaridade e detém 18% da população com diploma de ensino superior e especializações

Cidade formada principalmente por imigrantes nordestinos que ajudaram a construir a capital, o Núcleo Bandeirante tem hoje 23,7 mil moradores. Pioneira, a região é uma das localidades com o menor índice de analfabetismo do DF, 0,86%, segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios(PDAD) divulgada hoje.

"Essa pesquisa nos ajudará a trabalhar em cima dos índices para melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores. Como o Núcleo Bandeirante é uma cidade antiga, já temos uma qualidade de vida boa, temos pessoas com alto grau de instrução, e sabemos que sempre podemos melhorar", destacou o administrador regional, Elias Dias Carneiro.

Conforme as informações compiladas pela Codeplan, 45,34% da população é composta por homens, 54,66% por mulheres, e o índice de moradores entre 15 e 59 anos chega a 68,72%. Os idosos, por sua vez, representam 14,99%, e as crianças de 0 a 14 anos, 16,29%.

Ao todo, o Núcleo Bandeirante possui 7,3 mil habitantes e a renda domiciliar é de R$4,7 mil. A renda per capita na cidade chega a R$1,5 mil e a predominância de residências com renda entre dois e cinco salários mínimos mensais chega a 33,02%.

No campo da Educação, a cidade, que já foi conhecida por "Cidade Livre", figura como um dos locais em que menos se registra o analfabetismo. Em 2011 a região tinha 1,16% de sua população sem escolaridade, índice que teve queda para 0,86% este ano.

Em relação ao grau de instrução, 28,08% dos moradores têm ensino médio completo, 22,02% têm ensino fundamental incompleto e 18,02% apresentam diploma de ensino superior e de especializações, mestrado e doutorado.

Oitava região administrativa a ser criada no DF, o Núcleo Bandeirante conta com 64% da população formada por católicos, 26,45% de evangélicos e 3,52% de espíritas.

Na cidade, assim como em todo o DF, os serviços se destacam e o comércio representa 30,13% das atividades, seguido de 25,88% representado pelos serviços gerais e 19,72% de serviços públicos.

"O Bandeirante é uma cidade que tem sua característica própria, já que ela é a cidade-mãe. Nosso comércio é muito forte, desenvolvido, temos estacionamentos, e um dos nossos diferenciais é a tradicional culinária, que encanta a todos", acrescentou Carneiro.

A região, devido a sua proximidade com o Plano Piloto, tem um dos mais altos índices de imóveis alugados, 42,80%, o que torna a atividade rentável para os proprietários de imóveis.

(F.M./M.M.)
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_1.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_2.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_3.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_4.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_5.JPG

Nenhum comentário: