PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde

Hospital de Base é referência em tratamento de laringe, brônquios e esôfago

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Hospital de Base é referência em tratamento de laringe, brônquios e esôfagoFoto: Lula Lopes / Arquivo
Com funcionamento ininterrupto, setor de broncoesofagologia atende mais de 300 pacientes por mês, vindos de todo o país

Com funcionamento 24 horas e média de 10 cirurgias realizadas diariamente, a área de Broncoesofagologia do Hospital de Base- que trata de doenças relacionadas ao esôfago, laringe e brônquios- é referência nacional e atende também pacientes de estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Na emergência da unidade, o principal papel do setor conhecido como "Bronco" é remover corpos estranhos das vias aéreas ou digestivas dos pacientes, que na maioria dos casos são crianças, segundo o médico-chefe do departamento, Anderson Roberto de Alencar.

"Pacientes psiquiátricos, que usam dentaduras e não têm sensibilidade, também estão predispostos a se acidentarem. Quando se mastiga algum alimento com desatenção, o mesmo pode ir parar na faringe ou esôfago. A pessoa também pode aspirá-lo, ficando com dificuldade para respirar", explicou.

O setor conta com 14 profissionais e 10 equipamentos de última geração, chamados de vídeobroncoscopia flexível, que permitem, na maioria das vezes, intervenções de pronta na recuperação dos pacientes.

CASOS- Alencar contou que, recentemente, um menino de 1 ano e meio veio de Rondônia retirar a espinha de peixe que havia engolido. "A espinha foi parar no pulmão. Por isso, a criança teve insuficiência respiratória aguda, pneumonia e precisou ficar na UTI", disse.

Ainda de acordo com o médico, ingestão de caroço de feijão, apito, agulha e brincos também acontecem com frequência.

Outro tipo de obstrução das vias aéreas que precisa de intervenção cirúrgica é comum em crianças com HPV.

"Estou atendendo um bebê de 2 anos que chegou traquiostomizada, (laringe e traqueia totalmente tomadas por lesões papilomatosas). Tive que remover com pinça, cada pedacinho, durante mais de quatro horas de intervenções. Já realizei duas, e em dois meses, faremos a terceira", contou o especialista.

RECOMENDAÇÕES- Veja algumas dicas para evitar a ingestão ou aspiração de alimento e objetos indesejáveis:

- Não dar pequenos objetos para crianças enquanto choram se distraírem;

- Não oferecer para crianças na primeira infância alimentos com sementes, como amendoim, pipoca, frutas, como laranja, melancia, entre outros;

- Tomar cuidado com brinquedos, com partes pequenas que podem se soltar;

- Todas as mães devem ter atenção e realizar o pré-natal antes do parto, com o intuito de prevenir a lesão por HPV e realizar um tratamento rápido.

(H.O./M.D.)

Nenhum comentário: