PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ceilândia

Estudantes de Ceilândia são finalistas de competição nacional de foguetes

  Beatriz Ferrari, da Agência Brasília
Estudantes de Ceilândia são finalistas de competição nacional de foguetesFoto: Pedro Ventura
Final acontece na próxima semana no Rio de Janeiro

Um grupo de três alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia foi classificado para a etapa final da VII Mostra Brasileira de Foguetes, a Jornada de Foguetes, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ), na próxima semana.

A equipe competirá entre 100 finalistas e foi selecionada entre mais de 9 mil grupos de todo o Brasil. Os alunos viajam para o Rio amanhã (28).

Yan Victor dos Santos (16), Bruno Souza (17) e Paulo Victor (16) participam pela segunda vez da competição e vêm fazendo testes com o protótipo desde janeiro. "Esse tipo de olimpíada, que envolve conhecimentos de física e química, ajuda a entender as disciplinas na prática e quebrar o tabu de que é difícil", disse Yan.

Os foguetes são feitos obrigatoriamente de garrafas PET. O combustível usado pelos alunos é vinagre e bicarbonato, à pressão. A meta é superar uma distância horizontal de 280 metros.

A mostra é aberta a escolas públicas ou privadas, previamente cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia. No DF, 68 escolas estão inscritas, com a participação voluntária de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio.

"Essa competição resgata o papel da ciência na escola. O ensino tem sido incompatível com a prática. Esse projeto tira o aluno do conhecimento seco e o joga para o laboratório", defendeu José Gadelha Loureiro, diretor da escola.

Antes da etapa nacional, os alunos disputam na própria escola. Na final, os classificados passam por duas fases: uma apresentação oral e o lançamento dos foguetes. Na etapa oral, os alunos precisam discorrer sobre princípios de química e física, o projeto, questões de segurança, aerodinâmica e fatores externos, como o vento.

(B.F./M.D.)
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_1.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_2.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_3.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_4.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_5.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_6.JPG
  • Click to enlarge image FOTO_PEDRO_VENTURA_7.JPG

Nenhum comentário: