PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Regional do Paranoá

Paranoá comemora 56 anos com muita festa

  Da Administração Regional do Paranoá
Paranoá comemora 56 anos com muita festa Foto: Mary Leal / Arquivo
Shows, desfile cívico-militar, esportes, Carreta da Mulher e inaugurações de obras marcam aniversário da cidade

A Administração Regional do Paranoá prepara uma grande festa para este sábado (25), dia em que a cidade completa 56 anos. Fundada por pioneiros de Brasília que vieram construir a barragem do Lago Paranoá, a região administrativa tem hoje 75 mil habitantes.

“A cidade ganhou várias obras, ações e serviços para melhorar a qualidade de vida da população. E a festa em homenagem aos 56 anos, apesar de ser simples, foi preparada com muito carinho. Aguardamos a participação de todos”, afirmou o administrador regional, Cezar Lopes.

A programação de aniversário começou com atendimento especial à população feminina na Carreta da Mulher, da Secretaria de Saúde, que chegou à cidade ontem (21) e ficará até dia 1º de novembro na Praça Central, com 150 vagas de exames por dia.

Mas as principais comemorações começam na sexta-feira (25), logo pela manhã. Às 9h começa o Desfile Cívico-Militar, seguido pelo tradicional “Parabéns a Você”, com distribuição de bolo para os participantes.

À noite, a festa será animada com shows, a partir das 20h. Bandas locais se apresentarão no palco montado na Praça Central, e a atração principal será a dupla sertaneja Pedro Paulo & Matheus.

No sábado às 11h, será inaugurada a reforma da DF-001 e o balão de acesso à cidade, uma reivindicação antiga da comunidade. A obra, iniciada em julho ao custo de R$ 2 milhões, beneficiará 200 mil pessoas que passam diariamente pela rodovia.

Ainda no mesmo dia, à noite, continuam os shows com apresentação de grupos locais e do bloco baiano Ara Ketu. No domingo (27), às 14 horas, na Quadra Coberta, tem a Etapa Paranoá do Campeonato Brasiliense de Dança.

No período de 4 a 11 de novembro, a Carreta da Mulher chega à área rural na Comunidade Café Sem Troco.

HISTÓRIA- Em janeiro de 1957, com a chegada dos primeiros trabalhadores para construção de Brasília e mais especificamente para as obras da Barragem do Paranoá, foi criada a Vila Paranoá, que tinha cerca de três mil moradores, em 800 barracos assentados na ombreira norte da barragem.

Apesar de a Região Administrativa do Paranoá (RA- VII) ter sido criada oficialmente apenas em 10 de dezembro de 1964, a comunidade comemora o tempo de existência da cidade desde 1957.

Com o objetivo de preservar o espaço do antigo acampamento da vila, o local tornou-se área de preservação ambiental, hoje o Parque Urbano Vivencial, com algumas estruturas públicas do Paranoá Velho, como a Caixa d’Água e a escadaria da Igreja São Geraldo.

O templo construído em 1957 é a segunda igreja mais antiga do Distrito Federal e está tombado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico. Atualmente, a Secretaria de Cultura promove a restauração a igreja, que deverá ser entregue à comunidade ainda este ano.

(H.O/J.S)

Nenhum comentário: