PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Secretaria de Justiça

Aviso de pauta - Secretaria de Justiça

  Da Secretaria de Justiça
Aviso de pauta - Secretaria de Justiça
Atendimento mais rápido às vítimas de violência com assinatura de Termo de Cooperação Técnica nesta terça-feira (8)

A Secretaria de Justiça, por meio da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-vítima), e a Polícia Civil do DF, assinam, amanhã (8), Termo de Cooperação Técnica para possibilitar o acesso on-line do Pró-vítima às ocorrências policiais.

"A medida vai facilitar e agilizar o atendimento às vítimas. Estamos pensando na necessidade de amparo imediato que essas vítimas sentem após uma violência. Queremos ser um apoio moral para elas", declarou hoje o Secretário de Justiça, Alírio Neto.

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio de dados cadastrais e operacionais entre a Polícia Civil e o Pró-vítima, a fim de subsidiar as ações institucionais de atendimento a vítimas de crimes violentos nas regiões administrativas do DF.

Segundo o secretário de Justiça, os dados permitirão à subsecretaria levar a presença do Estado, de forma imediata e por meio das equipes multidisciplinares, às vítimas e seus familiares.

NÚMEROS - A média nacional de homicídios por 100 mil habitantes saltou de 19,2 para 26,9, no período de 1992 a 2004. Quando essa taxa ultrapassa 10 por 100 mil, o quadro é de epidemia de violência, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Japão, essa relação é de apenas 1 para 100 mil habitantes. No Canadá, 2. Nos Estados Unidos, apenas 8. No Distrito Federal, a taxa saltou de 12,3 para 35,4, no período de 1980 a 2000, um aumento de 168% em 20 anos.

Somente em 2008, ocorreram no DF 670 homicídios, 61 latrocínios, 48 atropelamentos fatais e 230 estupros, entre outros crimes violentos.

Serviço
Assinatura de Termo de Cooperação Técnica para possibilitar o acesso on-line do Pró-vítima às ocorrências policiais
Data: Terça-feira (8)
Horário: 10h
Local: Sede da Secretaria de Justiça (antiga Rodoferroviária)

(M.M.)

Nenhum comentário: