PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BPChoque

BPChoque utiliza câmeras e caminhão para surpreender criminosos e prende 65 pessoas

  Leandro Cipriano, da Agência Brasília
BPChoque utiliza câmeras e caminhão para surpreender criminosos e prende 65 pessoasFoto: Divulgação/BPChoque/PM
Na 'Operação Tróia', realizada em Ceilândia e Samambaia, também foram apreendidos 64 cartuchos de munição, 10 armas de fogo e várias drogas

O Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) prendeu 65 pessoas em Ceilândia e Samambaia durante a 'Operação Tróia', realizada durante cinco meses nos locais com maior atuação de traficantes, segundo dados divulgados hoje pela corporação.
 
"A operação visa combater aquele tráfico conhecido como 'formiguinha', que acontece em frente da casa do cidadão, onde o criminoso se mistura aos moradores para fugir. Por isso a efetividade de agir de surpresa, ao utilizarmos um caminhão descaracterizado e filmar tudo", explicou a comandante do BPChoque, tenente coronel Cinthyane Santos.
 
Nas quatro vezes em que a operação foi desencadeada, os policiais esperaram dentro de um caminhão sem identificação da PM, enquanto os traficantes eram filmados com equipamentos fotográficos e câmeras. Algumas lentes foram instaladas na mira dos fuzis para não levantar suspeitas dos bandidos.
 
Durante cinco meses de investigação, o Batalhão também apreendeu 10 armas de fogo, além de 64 cartuchos de munição de diversos calibres e uma grande quantidade de drogas em Ceilândia e Samambaia, na sua maioria crack.
 
"Fizemos um levantamento em todo o DF dos principais pontos de tráfico. Com as câmeras posicionadas no caminhão e também do lado de fora, pôde se constatar a venda e compra de drogas, e nesse momento os policiais saíam do caminhão e efetuavam a prisão", informou Santos.
 
A ação também contou com o apoio do Batalhão de Policiamento com Cães, que contribuiu para farejar e encontrar drogas escondidas.
 
Em Samambaia, uma das bocas de fumo funcionava em frente a uma escola, e para não serem pegos, os traficantes escondiam a droga em tênis e depois a colocavam em cima de um muro.
 
TROIA – A operação foi batizada com esse nome em alusão à estratégia usada pelos gregos na lendária Guerra de Tróia, na qual utilizaram um cavalo de madeira para presentear os inimigos, mas com soldados dentro dele.
 
Quando o "presente" foi entregue aos troianos, o exército grego os surpreendeu, lutou e venceu a guerra.

(L.C/J.S)

Nenhum comentário: