PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

banco de leite de Ceilândia

Profissionais de Angola visitam banco de leite de Ceilândia

  Regina Medeiros , da Secretaria de Saúde
Profissionais de Angola visitam banco de leite de CeilândiaFoto: Andre Borges / Arquivo
Técnicos conhecem trabalho de incentivo ao aleitamento materno

 Uma pediatra e duas enfermeiras da Maternidade Central Lucrécia Paim de Luanda, Angola, visitaram hoje o bloco materno infantil do Hospital Regional de Ceilândia com o objetivo de conhecer o funcionamento das unidades para depois montar o primeiro banco de leite humano do país africano.

"Temos na nossa maternidade uma média de 120 partos por dia. Alguns bebês necessitam de doação de leite materno, por isso precisamos estruturar nossas instalações para criar um banco de leite adequado, com pessoal treinado e equipamentos de ponta como os daqui", destacou a pediatria Elisa Gaspar.

As profissionais viram como as mães são orientadas, como as doações são levadas pelo Corpo de Bombeiros e como é feito o processo de pasteurização do leite materno que alimentará os bebês internados na UTI neonatal.

Em fevereiro de 2011, a pediatra Miriam dos Santos, coordenadora dos bancos de leite humano do DF, e a enfermeira Fernanda Viana, do Hospital Regional de Planaltina, visitaram Angola para conhecer a estrutura hospitalar e sugerir adequações na unidade de referência em maternidade para instalar um banco de leite.

"O Governo brasileiro está trabalhando num convênio com Angola para concretizar uma parceira de cooperação técnica por meio da Rede Brasileira de Bancos de Leite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Distrito Federal foi escolhido como referência profissional e estrutural", contou Miriam dos Santos

Antes do Hospital de Ceilândia, a equipe de Angola conheceu os hospitais de Taguatinga, Santa Maria e Sobradinho.

Amanhã (09), as profissionais angolanas visitarão o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e o Hospital Regional do Paranoá, e na sexta-feira (11) estarão em Sobradinho.

(J.S)

Nenhum comentário: