PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Táxi Conectado

Projeto "Táxi Conectado" instalará tablets em mil veículos do DF

  Leandro Cipriano, da Agência Brasília
Projeto "Táxi Conectado" instalará tablets em mil veículos do DFFoto: Brito
Meta é que aparelhos estejam em funcionamento antes da Copa do Mundo; eles terão desde tradução remota até GPS e Wi-Fi, entre outros recursos

BRASÍLIA (16/10/13) – Usuários de táxi no DF terão a disposição tablets nos transportes, que oferecerão desde tradução remota até GPS e Wi-Fi, devido ao projeto "Táxi Conectado", lançado hoje no Palácio do Buriti. A meta é ter, até novembro, 200 veículos com o aparelho instalado, e um total de mil em 2014.

"O objetivo é trazer esse conceito de interatividade no táxi, tornando-o um ambiente conectado para os usuários. É uma tecnologia em prol da população, que vai valorizar a oferta do serviço", destacou João Passos, idealizador do projeto e diretor da empresa Comtecno.

Os tablets contam com diversos outros aplicativos, como jogos, canal de notícias em tempo real, serviço de informações turísticas, e serve como um roteador. Além de navegar à vontade, o passageiro também poderá conferir as rotas no mapa e escolher o melhor caminho.

"Essa iniciativa é muito bem-vinda, principalmente para o táxi, que é um transporte que cada vez se torna mais importante para a mobilidade na cidade. Vejo esse novo modelo como algo que só tende a crescer", elogiou o secretário de Transporte, José Walter Vazquez.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Geraldo Bentes, aproximadamente 13 mil pessoas que vêm a Brasília ficam mais de um dia na cidade, e utilizam os táxis como uma das principais formas de locomoção.

"Brasília, como a capital do país, precisa sempre estar na frente, e ações como essa refletem isso. Sem dúvida os turistas terão uma impressão bem melhor com essa tecnologia, ainda mais porque o taxista é o primeiro contato deles com a cidade", comentou Bentes.

PARCERIA – Os aparelhos chegaram a Brasília devido a parceria entre as empresas Comtecno, Táxi Mídia e Brasília Táxi Door, que instalarão os primeiros equipamentos nos veículos das rádio táxis Shalom e Alvorada.

"Somente nessas duas empresas (Shalom e Alvorada) são cerca de 15 mil passageiros levados por dia. Com eles sendo beneficiados, o projeto colocará Brasília no patamar tecnológico que merece", apontou o diretor das radio táxis, Lincoln Galvão.

Segundo o diretor do Táxi Mídia, Dennis Lima, a meta é colocar os tablets em mil veículos antes da Copa do Mundo: "Isso ajudará os taxistas na tradução, quando receberem os turistas, pois muitos não tiveram tempo para estudar outras línguas".

"O governo fica feliz por ter empresários que pensam à frente. Essa é uma iniciativa brilhante, que traz a tecnologia que beneficia a população", ressaltou a secretária-adjunta de Publicidade Institucional, Elaine Leão.

Além do Distrito Federal, o projeto também está em operação nas cidades de São Paulo e Salvador.

(L.C/J.S)
  • Click to enlarge image BPS_3786.JPG
  • Click to enlarge image BPS_3796.JPG
  • Click to enlarge image BPS_3852.JPG
  • Click to enlarge image BPS_3857.JPG
  • Click to enlarge image BPS_3862.JPG
  • Click to enlarge image BPS_3887.JPG
  •  
Click to enlarge image BPS_3887.JPG

Nenhum comentário: