PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde

Começa terceira etapa de vacinação contra HPV

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Começa terceira etapa de vacinação contra HPVFoto: Lula Lopes / Arquivo
Ação pretende imunizar 62,8 mil estudantes da rede pública e particular de ensino até 1° de novembro

Começou a terceira e última etapa de vacinação contra o Papiloma Vírus (HPV), ação que pretende imunizar até 1º de novembro 62,8 mil estudantes da rede pública e particular de ensino do DF. Na primeira e segunda fase foram atendidas 58.582 meninas, nascidas entre 2000 e 2002.

"Para garantir a efetividade da vacina é necessária a aplicação de três doses. Peço aos pais que fiquem atentos às datas agendadas nas escolas e evitem que suas filhas faltem no dia da vacina e não se esqueçam de levar o cartão", afirmou a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto.

A especialista ressalta que todas as meninas devem procurar a direção da escola para se orientar quanto à terceira dose. A vacina protege principalmente contra o câncer de colo de útero, uma doença grave, que somente em 2012 foi responsável pela morte de 90 mulheres no DF.

O sucesso da imunização, uma ação pioneira no país, conta com a parceria da Secretaria de Educação. Desde 8 de março, profissionais da área de Educação receberam capacitação e esclarecimentos sobre a campanha para ajudar a orientar as famílias das estudantes sobre a importância da ação.

Para a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho, a introdução dessa nova vacina é um dos projetos mais importantes do GDF. "O custo benefício será muito grande, pois vai evitar 70% dos casos de câncer de colo de útero e trazer uma economia brutal para o sistema de Saúde".

DOENÇA - A transmissão do HPV se dá por contato direto com o local infectado, sendo que a principal forma de transmissão é a via sexual. Quando a infecção persiste, ela pode resultar no desenvolvimento de lesões precursoras, progredindo para o câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de 100 tipos diferentes de HPV. Para evitar o surgimento do câncer de colo de útero é importante que as mulheres façam exames preventivos. Quando alterações que antecedem ao câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

(K.I./M.D.)

Nenhum comentário: